quinta-feira, 5 de junho de 2014

Uso das cores para o bem estar


Usando as cores para o bem estar...


As cores sempre tiveram presentes na cultura dos povos antigos. Inúmeros relatos sobre a civilização egípcia apresentam a significativa participação das cores nos hábitos culturais e religiosos daquele povo. As cores também tiveram uma presença marcante na Índia e na China, onde fazendo parte dos hábitos sociais e da cultura religiosa desses países.

Embora o emprego das cores como elemento terapêutico esteja presente em muitas citações antigas, a primeira obra que tratou do assunto surgiu em 1877, mencionando apenas duas cores: o vermelho agindo como estimulador, e o azul, de ação calmante.

No ano seguinte, o Dr. E. D. Babbit publicou um trabalho descrevendo o efeito terapêutico das sete cores do arco-íris, mas foi o cientista indiano D.P. Ghadiali quem realizou ampla pesquisa sobre da influência das cores no organismo humano. Ele trabalhou e lecionou nos Estados Unidos, onde desenvolveu as lâmpadas coloridas para uso terapêutico e, em 1933, publicou um livro no qual descreveu a significativa contribuição das cores para a saúde e bem-estar.

A partir desse estudo, o uso das cores como elemento terapêutico tornou-se bem mais freqüente. Surgiram também vários livros tratando do assunto, fazendo com que a cromoterapia começasse a ser praticada em muitos países.

No Brasil, a cromoterapia tem sido utilizada em vários redutos kardecistas. Um grande número de casas espíritas adotou as cores para efetuar energização devido às obras de Edgard Armond, que referiam ao poder terapêutico das cores. Além do kardecismo, outras filosofias também passaram a desenvolver essa prática no tratamento de vários males físicos e mentais.

Influências no Organismo: as cores surgem pela incidência da luz. A energia luminosa é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico e matemático lsaac Newton. A luz é o principio básico da vida orgânica e, além de fornecer calor, sua presença é indispensável ao desenvolvimento dos vegetais, permitindo que estes realizem o processo da fotossíntese.

As cores compõem as moléculas dos vegetais, e sua presença nas frutas e legumes é evidente. Ao ingerirmos esses alimentos, o processo digestivo desagrega as moléculas dos vegetais, possibilitando a seleção e absorção dos nutrientes. As cores contidas nos alimentos ingeridos não são eliminadas nas fezes, mas absorvidas pelo corpo, participando ativamente das atividades biológicas. As cores não são elementos estranhos ao organismo, pois a máquina humana está adaptada para metabolizar substâncias coloridas. Assim, o uso terapêutico das cores para a saúde é considerado um método natural, que não agride o corpo de nenhuma forma.

A cromoterapia baseia-se nas propriedades terapêuticas de cada uma das sete cores do arco­-íris. Inicialmente, a vibração projetada pelas luzes coloridas age nos campos de força denominados chakras, promovendo o reequilíbrio energético destes. Em seguida, seu eleito atinge o físico, permitindo o restabelecimento dos órgãos afetados por alguma doença.

Conteúdo sugerido por Roseli Bergozza.
Do site http://www.valcapelli.com/pgmaterias/cromoautoajuda.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário