segunda-feira, 16 de junho de 2014

E falando em arco-íris...

Aqui uma explicação sobre a formação deste fenômeno tão lindo!


"Um arco-íris aparece quando a luz branca do sol é interceptada por uma gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da chuva - ou sólida (transparente), a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. 

Mas o arco-íris não existe realmente. Ele é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega ao olho do observador.

Segundo cientistas, ás vezes é possível que um segundo arco-íris, mais fraco, possa ser visto fora do arco-íris principal. Esse raro fenômeno ocorre quando há dupla reflexão da luz do sol nas gotas de chuva. Devido à reflexão extra, as cores do arco são invertidas quando comparadas com o arco-íris principal."




2 comentários:

  1. Nossa! Acho que muita gente não sabe disso. Adorei o blog! O tema é muito interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... Eu também sempre me perguntava o que de fato eram aquelas cores... Agora só falta o pote de ouro, heheheh!

      Excluir