quarta-feira, 9 de julho de 2014

Objetos de Aprendizagem produzidos pelo RIVED

Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. 

 
As atividades interativas, em forma de objetos de aprendizagem, permitem a experimentação de fenômenos físicos, químicos e outros por meio da simulação e animação, apresentando uma seqüência de atividades multimídia interativas acompanhadas de guias do professor. As atividades combinam elementos de motivação para engajar os alunos em questões de importância para a sociedade, propiciando uma compreensão mais ampla deles mesmos e de seu ambiente.
Os conteúdos virtuais permitem que alunos e professores possam explorar fenômenos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo:


Laboratório virtual de Química
Conceitos de genética
envolvendo várias simulações
   
Conceitos de força e velocidade
Conceitos de medidas
   
As atividades presentes no repositório são acompanhadas de um guia do professor com sugestões de uso dos objetos.


fonte: fonte : http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

3 comentários:

  1. Muito legal poder acessar conteúdos virtuais e poder mostrar aos nossos alunos conteúdos que muitas vezes não temos possibilidades de trabalhar nas escolas e que dentro de um laboratório de informática, podemos através desses objetos de aprendizagem, enriquecer nossas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Este tipo de experiência a que os alunos tem acesso com sites de simulação como o RIVED são uma ferramenta importantíssima para os alunos se aprofundarem em conhecimentos que, sem a vivência que a simulação proporciona não seria possível e para o professor se torna um recurso riquíssimo, visto que nesta área do conhecimento muitas vezes, a explanação somente pode não alcançar seu objetivo, que é fazer com que todos aprendam e encontrem um sentido para este aprendizado.

    ResponderExcluir
  3. Utilizando esses recursos temos a possibilidade de criar situações de aprendizagem, que enriquecem nosso trabalho, e auxiliam nosso aluno na construção do seu conhecimento, de forma a poder estabelecer uma relação entre o conteúdo trabalhado e sua aplicabilidade. Claudete

    ResponderExcluir